Algoritmos de Ordenação

4. Algoritmos de Ordenação

4.1. Insertion Sort

Ordenação por inserção é o método que percorre um vetor de elementos da esquerda para a direita e à medida que avança vai ordenando os elementos à esquerda.
Podemos fazer uma comparação do Insertion Sort com o modo de como algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam a ordenação.
A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim por diante, até você não receber mais cartas.

4.2. Selection Sort

O método de seleção, consiste em uma ordenação básica, onde sempre o menor valor será passado para o início do vetor (primeira posição), e depois o segundo menor valor para a segunda posição e assim sucessivamente, ordenando os valores do vetor.

4.3. Busca Binária

A busca binária é um eficiente algoritmo para encontrar um item em uma lista ordenada de itens. Ela funciona dividindo repetidamente pela metade a porção da lista que deve conter o item, até reduzir as localizações possíveis a apenas uma. Defina que min=1 min=1 e max=n max=n. Encontre a média de max max e min min, arredondando para baixo para que seja um inteiro. Se você tiver adivinhado o número certo, pare. Você o encontrou! Se o palpite foi muito baixo, defina o min min como 1 a mais do que o palpite. Se o palpite foi muito alto, defina o max max como 1 a menos do que o palpite.