A Lógica da Programação

0.1. Memória, entrada/saída de dados (Ex: teclado/vídeo)

A unidade central de processamento (CPU, central processing unit)


representa o “cérebro” do computador, sendo responsável por controlar todas as operações feitas por ele. Para que a CPU possa executar uma sequência de comandos ou acessar uma determinada informação, é necessário que os comandos e os dados correspondentes estejam armazenados na memória principal. Na memória principal são armazenados, portanto, os programas e os dados manipulados pela CPU. A memória principal tem acesso randômico (RAM, random access memory), o que significa que a CPU pode acessar diretamente qualquer posição da memória. Os dispositivos de entrada (por exemplo, teclado e mouse) permitem que os usuários forneçam dados para um programa, enquanto os dispositivos de saída permitem que um programa exiba os resultados computados, por exemplo em forma textual ou gráfica, usando monitores ou impressoras.

0.2. Controle e sequência de execução das instruções

Um ciclo de instrução (também chamado de ciclo de busca e execução ou ciclo busca-execução) é o período de tempo no qual um computador lê e processa uma instrução em linguagem de máquina da sua memória ou a sequência de ações que a CPU realiza para executar cada instrução em código de máquina num programa. A expressão "ciclo de busca e execução" também é muito usada, pois descreve em essência o modo como um computador funciona: a instrução deve ser buscada na memória principal e depois executada pela CPU.

0.3. Conceito de algoritmo

Definição em poucas palavras:

Um Algoritmo é uma sequência de passos para chegar em determinado lugar. É comum a definição clássica do Algoritmo sendo uma receita de bolo, que nada mais é do que uma sequência de passos para chegar ao bolo pronto.