Portugol

1.1. Declaração de variáveis, Comandos básicos, Utilização de operadores lógicos condicionais

Problema proposto:

Você deve ler dois números inteiros do teclado, somá-los e imprimir o valor resultante na tela do usuário.

1 - Para ler dois números inteiros, antes, é necessário declarar duas variáveis para armazenar os valores.

2 - Agora deve-se ler os valores do teclado do usuário. Para isso, usaremos a função leia(), colocando o nome das variáveis que deseja ler entre os parênteses.

3 - Depois de ter lido os valores, deve-se somar as variáveis. Para realizar a soma é necessário declarar outra variável.

4 - A ultima parte do problema é imprimir o valor na tela do usuário. Utilize a função escreva(), colocando entre parênteses a variável em que a soma dos números está armazenada.

1.2. Estruturas de Repetição

Vetor (array uni-dimensional) é uma variável que armazena várias variáveis do mesmo tipo.


O problema proposto é: leia todas as posições de um vetor do tipo inteiro com 10 posições utilizando um ciclo "para", depois some todos os valores e imprima-os na tela.

1 - Declaração do vetor inteiro com 10 posições.


2 - Para ler todas as posições do vetor é necessário utilizar um ciclo de repetição. Utilizaremos o para(), onde o primeiro parâmetro é iniciação, depois condição e o incremento ou decremento.


3 - Para somar todos os valores armazenados no vetor utilizaremos a mesma lógica do 2º passo. Será necessário criar uma variável para armazenar o valor da soma dos valores. *A variável de controle, "i", pode ser reutilizada.

Questões

Resolva utilizando Portugol

- A fórmula para calcular a área de uma circunferência é: area = π . raio^2 Considerando para este problema que π = 3.14159.
­Efetue o cálculo da área, elevando o valor de Raio ao quadrado e multiplicando por π.



- Leia 2 valores de ponto flutuante de dupla precisão A e B, que correspondem a 2 notas de um aluno. A seguir, calcule a média do aluno, sabendo que a nota A tem peso 3.5 e a nota B tem peso 7.5 (A soma dos pesos portanto é 11). Assuma que cada nota pode ir de 0 até 10.0, sempre com uma casa decimal.



- Leia um valor inteiro. A seguir, calcule o menor número de notas possíveis (cédulas) no qual o valor pode ser decomposto. As notas consideradas são de 100, 50, 20, 10, 5, 2 e 1. A seguir mostre o valor lido e a relação de notas necessárias.