Linguagem C - Conceitos Básicos

2.1 Declaração de variáveis e Tipos de dados

Em um código escrito em C,

todas as variáveis que serão utilizadas durante o programa precisam ser declaradas antes de seu primeiro uso no algoritmo. É através do tipo que o compilador sabe quanta memória deve ser reservada para uma determinada variável (quantas células de memória são necessárias para armazenar o conteúdo da variável). A declaração informa o nome da variável, o seu tipo e, opcionalmente, seu valor inicial. Com esta informação, o compilador destina automaticamente um número suficiente de células de memória, ou bytes, para armazenar esta variável. A declaração segue um dos seguintes modelos:

2.2. Comandos básicos e Utilização de operadores lógicos condicionais

Os principais são:

Declaração de bibliotecas é feito no começo do programa, é necessário para usar o printf e scanf entre outros : #include<"nome_da_biblioteca">
printf(): pode ser utilizado para imprimir mensagens e valores em uma variedade de formatos printf(“tipo da variável”, variável);
scanf(): scanf é uma família de funções da linguagem de programação C disponibilizada pelo arquivo cabeçalho stdio.h que permite a leitura de dados a partir de uma fonte de caracteres de acordo com um formato pré determinado.
scanf(“tipo da variável”, &nome_variável);

Estrutura de decisão if

O uso do if

Uma estrutura de decisão examina uma ou mais condições e decide quais instruções serão executadas dependendo se a condição foi ou não satisfeita. O comando if é uma estrutura de decisão muito utilizada.

Sintaxe:

2.3. Estruturas de repetição

Ciclo FOR e WHILE

WHILE
A palavra while em inglês significa enquanto e a expressão do ... while significa faça ... enquanto. O laço while é uma estrutura de controle de fluxo que permite que um conjunto de instruções seja executado enquanto uma condição estiver satisfeita.

A sintaxe do laço while é:



A sintaxe do laço do ... while é:



FOR
Este laço utiliza uma variável para controlar a contagem do loop, bem como seu incremento. Trata-se de um comando bem enxuto, já que própria estrutura faz a inicialização, incremento e encerramento do laço.

2.4. Vetores e Matrizes

VETORES

O vetor é uma estrutura de dados indexada, que pode armazenar uma determinada quantidade de valores do mesmo tipo.
Representação gráfica de um vetor:


Declarando, inicializando e percorrendo as posições de um vetor.



MATRIZES

Matriz é a uma estrutura de dados do tipo vetor com duas ou mais dimensões. Os itens de uma matriz tem que ser todos do mesmo tipo de dado. Na prática, as matrizes formam tabelas na memória.

Exemplo de declaração de matriz com 2 dimensões:



Como ler todas as posições de uma matriz:

Questões

Condicionais e Estruturas de Repetição

- Leia 3 valores de ponto flutuante e efetue o cálculo das raízes da equação de Bhaskara. Se não for possível calcular as raízes, mostre a mensagem correspondente “Impossivel calcular”, caso haja uma divisão por 0 ou raiz de numero negativo.



- Faça um programa que mostre os números pares entre 1 e 100, inclusive.



Leia um valor inteiro N. Apresente todos os números entre 1 e 10000 que divididos por N dão resto igual a 2.